FCTUC realiza evento sobre “A Floresta Portuguesa num Mundo em Mudança”

Fotografia: Dalila Moreira_Unsplash

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai dinamizar no próximo dia 23 de abril, entre as 10 horas e as 17h15, o encontro “A Floresta Portuguesa num Mundo em Mudança”, para discussão dos desafios que se colocam à floresta nacional.

A iniciativa, que vai decorrer no Auditório Laginha Serafim, no Departamento de Engenharia Civil, tem como principal foco os setores florestais das regiões Centro e Norte, pretendendo reforçar as ligações entre instituições de I&D, autoridades administrativas de Gestão Florestal, industriais e decisores políticos.

Neste encontro multidisciplinar, no qual será privilegiado o debate entre elementos de diversos domínios ligados ao setor florestal, irão realizar-se três sessões com a participação de diversas entidades nacionais.

Numa primeira sessão haverá espaço para um debate sobre “Como pode a I&D contribuir para uma floresta portuguesa mais resiliente e produtiva?”, com moderação do investigador do Departamento de Ciências da Vida da FCTUC, Luís Fonseca.

A segunda sessão, moderada pela professora do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa Paula Soares, focar-se-á nos problemas encontrados pelos stakeholders e como maximizar a transferência de conhecimento e implementar os outputs da I&D no terreno.

Na sessão de conclusão a questão em debate será “Como podemos trabalhar em conjunto para maximizar os benefícios e impactos da I&D?”, que será moderada pela ex-investigadora da Universidade de Coimbra e atual investigadora Sénior no CoLAB ForestWISE, Joana Vieira.

A iniciativa decorre no âmbito do projeto PineWALL, liderado pelo investigador da FCTUC Ricardo Costa, que tem como objetivo desvendar mecanismos bioquímicos de defesa das plantas face ao nematode-da-madeira-do-pinheiro.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.