30 anos de Indústria e Ambiente

(...) 30 anos depois, a revista Indústria & Ambiente chega ao número 143! Pode dizer-se, com acerto, que os anos passaram rapidamente, não por terem tido menos dias ou porque a frase é comum, mas porque corresponde à realidade temporal da contemporaneidade: tudo se transforma num ápice e parece ter um ritmo cada vez mais veloz, que não “mostra vontade” de querer abrandar. Esta é uma realidade experimentada quotidianamente a título individual, mas que compreende também a percepção sobre os problemas do Ambiente, e a sua vivência. A identificação e o estudo de um cada vez maior número de temas ligados ao Ambiente têm-se reflectido em produção rápida e abundante de encontros internacionais de especialistas, números temáticos de revistas especializadas, decisões governamentais, entrevistas e artigos em órgãos de comunicação de todo o mundo, ou seja, estes são assuntos que nos acompanham de “um para outro lado”, parafraseando Fernando Pessoa.

Há 30 anos seria difícil antecipar a diversidade de assuntos sobre os quais a revista se veio a debruçar, respondendo desse modo às preocupações sociais em torno do Ambiente. Já dedicámos números à agricultura, aos solos, aos ecossistemas, à água, aos recursos minerais, ao ar, aos resíduos, à energia, à sustentabilidade, às alterações climáticas, à moda, às cidades, ao litoral, entre muitos outros assuntos. E esta amostra de temas tão diversos revela bem a complexidade das problemáticas que nos interessam, desde as áreas da indústria, da engenharia, das artes, das ciências, do ensino ou da investigação, tal como também os aspectos legislativos e outros. Toda esta informação é crucial para que possamos responder às dificuldades no presente e para que preparemos o futuro. Os desafios para assegurarmos a preservação da qualidade ambiental – elencados no documento das Nações Unidas The 2030 Agenda for Sustainable Development – apresentam-se a nível individual, às empresas, às organizações e ao próprio Estado. (...)

Editorial completo da Indústria e Ambiente nº143 nov/dez 2023, dedicada ao tema '30 anos de Indústria e Ambiente'

Leonor Amaral

Diretora da Indústria e Ambiente / Professora na FCT-UNL

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.