Novos recursos energéticos para a indústria

Todos estamos cientes dos factos científicos que o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), criado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), tem vindo a divulgar. A discussão em torno da energia, e dos novos recursos energéticos para a indústria, ganhou ainda maior importância no contexto de guerra em que a Europa vive.

Pensamos pouco na forma como os nossos antepassados utilizavam as fontes de energia disponíveis e, neste contexto, pareceu-nos oportuno lembrar o genial polímata Al-Jazari, nascido na actual Turquia, no século XII. É considerado a grande fonte de influência de Leonardo da Vinci e apresentou em “O Livro do Conhecimento dos Dispositivos Mecânicos Engenhosos” diversas invenções mecânicas – robots – destacando-se os registos de utilização de energia hidráulica como força locomotora.

Mais perto geograficamente, junto a Córdova, no palácio mandado construir pelo califa Abd al-Rahman III, numa grande sala de recepção, no tecto, podiam ver-se símbolos do zodíaco que rodavam, trombetas que tocavam a certas horas, e várias imagens de animais que se movimentavam. No meio do salão, girava uma grande tina com mercúrio, accionada também por essas formas de energia, fascinando pelos raios de luz que reflectia. Os exemplos em apreço revelam o deslumbramento dos engenhos e uma utilização pré revolução industrial de formas de energia também ao serviço da magnificência e do poder. (...)

Editorial completo da Indústria e Ambiente nº133 mar/abr 2022, dedicada ao tema 'Energia:Novos recursos para a Indústria'

Leonor Amaral

Diretora da Indústria e Ambiente / Professora na FCT-UNL

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.