UE reduz consumo de gás natural em 19,3% entre agosto e janeiro

  • 23 fevereiro 2023, quinta-feira
  • Energia

O consumo de gás natural recuou, na União Europeia (UE), 19,3 por cento entre agosto do ano passado e janeiro deste ano, face à média do mesmo período entre 2017 e 2022, divulgou o gabinete de estatísticas europeu.

O Eurostat – gabinete oficial de estatísticas da UE – lembrou que uma decisão do Conselho da UE fixou, como parte da estratégia da diminuição da dependência energética face à Rússia, uma meta de redução de 15 por cento no consumo de gás natural no período entre agosto de 2022 e março de 2023, face à média do mesmo período em cinco anos consecutivos, pelo que o bloco comunitário está a conseguir cumprir esse objetivo.

Entre agosto de 2022 e janeiro deste ano, os Estados-membros que conseguiram maiores recuos no consumo de gás natural foram a Finlândia (-57,3 por cento), a Lituânia (-47,9 por cento) e Suécia (-40,2 por cento).

Já os países com diminuições mais modestas foram a Irlanda (-0,3 por cento), a Espanha (-13,7 por cento) e a Eslovénia (-14,2 por cento), mas estes dois últimos países encontram-se já muito perto da meta de 15 por cento, superada por Portugal, que registou um recuo na ordem dos 17 por cento.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.