STCP adquire cinco viaturas 100% elétricas para a sua frota

  • 29 novembro 2021, segunda-feira
  • Energia

A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto conta com mais cinco autocarros cem por cento elétricos, dando por concluída a ação de renovação de frota, que está em curso desde abril de 2018 e tem como pressuposto garantir a crescente descarbonização da operação.

As novas viaturas garantem uma autonomia mínima de 250 quilómetros e capacidade máxima de lotação de 90 passageiros por veículo, sendo totalmente acessíveis a clientes de mobilidade reduzida. Estão equipadas com várias tecnologias “de ponta” no apoio à condução/segurança e utilizam materiais, de última geração, para redução de impacto ambiental.

A entrada em atividade destas cinco viaturas elétricas, com zero emissões de poluentes, permitirá no seu conjunto uma redução anual de cerca de 441 toneladas de dióxido de carbono equivalente, comparativamente com um cenário em que continuassem a circular cinco das viaturas antigas que foram, entretanto, abatidas.

O presidente da STCP, Manuel Queiró, afirmou “tratar-se de mais uma conquista que irá beneficiar os passageiros e as populações envolventes, através da garantia da prestação de um serviço tecnologicamente mais avançado, seguro e confortável e que, ao mesmo tempo, diminui a sua pegada ambiental”.

As novas viaturas movidas a energia cem por cento elétrica, do fabricante Zhongtong Bus (ZT Bus), foram obtidas ao abrigo do II aviso do PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos que permitiu a substituição de veículos em fim de vida com mais de 16 anos), com o objetivo de prestar às populações um serviço de maior eficiência, em termos económicos e ambientais, e reduzir significativamente as emissões de carbono.

Ao longo destes últimos quatro anos, e com um investimento global de cerca de 70 milhões de euros, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto passa a deter um conjunto de 274 viaturas mais limpas, mais eficientes energética e economicamente, sendo 254 movidas a gás natural e 20 autocarros cem por cento elétricos. Sessenta e cinco por cento da frota da STCP foi alvo de substituição durante este espaço temporal.

A frota da maior operadora de transportes coletivos de passageiros da AMP – Área metropolitana do Porto, que contabiliza 420 autocarros, passa assim a ser composta por 79 por cento CNG, cinco por cento eletricidade e 16 por cento diesel.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.