Secil moderniza fábrica para reduzir emissões de CO2

A Secil está a modernizar a sua fábrica Secil-Outão, tornando-a “na mais sustentável da Europa” com a eliminação dos combustíveis fósseis primários.

O projeto Clean Cement Line (CCL) é um projeto de investigação, desenvolvimento e inovação que transforma a atual fábrica Secil-Outão “numa das mais avançadas fábricas de cimento da Europa e do mundo, por meio de um inovador processo de integração de tecnologias maduras e recentes nunca antes combinadas entre si e também inovadoras e geradoras de propriedade intelectual”, afirmou a empresa em comunicado divulgado.

O objetivo passa por desenvolver e demonstrar à escala industrial uma nova tecnologia de produção de cimento, reduzir as emissões de CO2 da fábrica em pelo menos 20 por cento, aumentar a eficiência energética em 20 por cento e gerar 30 por cento de eletricidade por um sistema de geração híbrido através da recuperação de calor do processo e da energia solar térmica concentrada.

Num investimento total de 86 milhões de euros, a fábrica conseguirá uma nova pegada de carbono, sendo que o baixo teor de CO2 previsto para a produção de cimento na fábrica Secil-Outão “permitirá manter uma forte competitividade desta unidade situada na Arrábida”.

O projeto, simultaneamente projeto PIN – Projeto de Interesse Nacional, projeto ID&T e maior projeto do Portugal 2020, divide-se em quatro subprojetos, que tencionam eliminar a dependência de combustíveis fósseis, aumentar a eficiência energética, produzir a própria energia elétrica e proceder à integração no processo da digitalização e redução de emissões de CO2.

“Estas quatro inovações promovem o desenvolvimento da produção de um clínquer de baixo carbono e consequentemente da criação de uma gama de cimentos de baixa pegada ecológica”, referiu ainda a empresa.

O projeto CCL, cujo conceito passa pela integração de vários projetos para eficiência energética e redução de emissões de CO2 (combustão e processo), encontra-se em fase de execução e prevê-se que entre em funcionamento em novembro de 2022, prolongando-se esta fase de desenvolvimento e demonstração de resultados até agosto de 2023.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.