PRR – Plano de Recuperação e Resiliência

Estava previsto que este artigo iria fechar a avaliação do PNEC 2030 no que respeitava ao seu impacto nas empresas.

Mas a dinâmica atual nas estratégias climáticas, europeias e nacionais, e a expectativa de decisões das quais resultará a redefinição de políticas e de objetivos, sugerem que por elas tenhamos de aguardar.

Espera-se que, até ao final de junho do corrente ano, a Comissão Europeia possa rever legislação sobre ambiente, clima e energia; por outro lado, e por força da atual crise sanitária, todos os Estados-Membros da União Europeia devem elaborar planos de recuperação e de preparação para novas e mais exigentes imposições quanto aos objetivos de neutralidade carbónica e de circularidade da economia.

Para isso, a União Europeia estabeleceu um pacote financeiro de vários biliões de euros em subvenções a fundo perdido e em linhas de crédito a recuperar.

Chama-se, no entanto, a atenção para que as subvenções irão ser financiadas por novos impostos europeus e para um reforço das receitas da União Europeia em detrimento de receitas até agora nacionais.

O Governo português, em cumprimento destas decisões comunitárias, elaborou e apresentou à Comissão Europeia o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, cuja síntese, atualizada em 15/02/2021, se resume e que se junta à Estratégia Portugal 2030, aprovada no início deste ano de 2021. (...)

Artigo completo na Indútria e Ambiente nº127 mar/abr 2021, dedicado ao tema 'Sistemas de gestão ambiental, certificação e auditoria'

Jaime Braga

Engenheiro

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.