Projeto visa distribuir hidrogénio verde renovável em zonas rurais
- 27 fevereiro 2024, terça-feira
- Energia

Fotografia: Les Argonautes_Unsplash
O Projeto SHAREDH2-SUDOE tem como objetivo principal promover e validar a utilização de hidrogénio renovável como solução flexível e distribuída de armazenamento de energia em Comunidades Locais de Energia, visando a implementação de três projetos-piloto.
Aprovado no âmbito da primeira convocatória do Programa INTERREG SUDOE 2021-2027, o Projeto SHARED2-SUDOE é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e coordenado pelo parceiro espanhol ITCL – Instituto Tecnológico de Castilla y León, contando ainda com vários parceiros portugueses, espanhóis e franceses, de entre os quais a AREANATejo.
“Com a duração de 36 meses, tem como objetivo principal promover e validar a utilização de hidrogénio renovável como solução flexível e distribuída de armazenamento de energia em Comunidades Locais de Energia, servindo como alternativa para a capacitação de áreas rurais estratégicas através do desenvolvimento de novas atividades económicas sustentáveis, entre outros”, lê-se em comunicado enviado à redação.
O Projeto SharedH2 aprofundará o conhecimento técnico e científico do setor e testará soluções inovadoras desenvolvidas conjuntamente, através do desenvolvimento de ações-piloto para a geração de hidrogénio renovável a partir de energia fotovoltaica para a sua implementação em setores como o dos transportes. Estas experiências-piloto, enumeradas abaixo, serão levadas a cabo em Espanha, Portugal e França:
- Uma comunidade energética, promovida pela Câmara Municipal de Bembibre (Espanha), com instalação fotovoltaica para autoconsumo da própria Câmara Municipal, das PMEs e dos cidadãos;
- Uma comunidade energética, promovida pelo Campus Bidart, da Escola Superior de Engenharia ESTIA (França), com uma instalação fotovoltaica para alimentar uma frota de bicicletas a hidrogénio;
- Um laboratório de testes para a produção e utilização de hidrogénio nas regiões do Alto Alentejo e Leiria, em Portugal, a partir do aproveitamento de energia fotovoltaica e sua utilização em ações de mobilidade. No caso concreto do Alto Alentejo, será ainda efetuada a análise da viabilidade técnico-económica da reconversão das frotas automóveis dos municípios (associadas à recolha de resíduos, em baixa) para veículos movidos a hidrogénio com base nos excedentes de produção fotovoltaica.
O projeto teve a sua reunião de arranque nos passados dias 21 e 22 de fevereiro, em Burgos (Espanha), com o objetivo de dar início às primeiras tarefas a desenvolver no seu âmbito.
Até ao final do projeto, os parceiros irão cooperar nas seguintes tarefas:
- Realização de um diagnóstico do hidrogénio em Portugal, Espanha e Sul de França;
- Desenvolvimento de um estudo das Comunidades Locais de Energia;
- Desenvolvimento de uma plataforma de adaptação da procura e do consumo
- para otimizar a energia proveniente de instalações de energias renováveis;
- Dinamização de sessões de formação;
- Elaboração de um plano de transferência baseado nas conclusões dos projetos-piloto.
Outros artigos que lhe podem interessar