Projeto sensibiliza viticultores do Douro para gestão eficiente da água

  • 10 outubro 2022, segunda-feira
  • Água

O projeto G.O.T.A. quer sensibilizar os viticultores para a gestão eficiente e sustentável da água na vinha e, segundo a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), está a ser implementado na Região Demarcada do Douro.

“Este projeto pretende mostrar como se faz um uso eficiente da água, no sentido de poder ser internalizado pela maior parte das empresas quando estão a utilizar a água, neste caso concreto para a vinha”, afirmou à agência Lusa a diretora-geral da ADVID, Rosa Amador.

O G.O.T.A. – Gerir, operacionalizar e transferir. Uso eficiente da água na vinha: beneficiar de cada gota – é um projeto promovido pela ADVID, com sede em Vila Real, que tem como parceiras as empresas Real Companhia Velha, Poças, Sogrape e Symington Family Estates e é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

O projeto foi submetido em 2021 porque a questão da água e o impacto que as alterações climáticas podem ter no Douro “são uma preocupação permanente”, mas a sua implementação, em 2022, coincide com um ano de seca extrema e de calor intenso.

O objetivo do projeto é “consciencializar os viticultores da Região Demarcada do Douro para a importância do estado energético da água na videira e gestão eficiente de rega e fornecer-lhes competências para a adoção de boas práticas de gestão da água de rega na vinha às suas explorações”.

“A maneira principal de poupar água é saber qual é a necessidade efetiva da planta (...), fornecer água em função do chamado ‘stress hídrico’ da videira”, disse Rosa Amador, explicando que é feita uma medição regular do potencial hídrico da videira, o qual aponta para a quantidade de água que deve ser fornecida.

Depois, acrescentou que, na vinha, “só é utilizada a rega gota a gota” e que “é preciso fazer uma gestão muito eficiente, no sentido de ver todas as perdas que podem existir ao longo do sistema de rega, da tubagem”.

“Outro ponto muito importante é a complementaridade com outras ferramentas, como a aplicação do caulino (protetor solar para a videira) que faz com que a videira tenha menor evapotranspiração e, portanto, vai precisar de menor quantidade de água. O enrelvamento no solo também vai fazer com que haja maior retenção de água no solo”, exemplificou.

Desde 2002 que a ADVID desenvolve estudos e atividades nestas temáticas, recolhendo dados e transferindo conhecimento para todo o setor, com o envolvimento das empresas associadas.

Agora, com base no trabalho desenvolvido e com o projeto G.O.T.A., pretende-se sensibilizar os viticultores para a necessidade de uma gestão eficiente da água de rega na vinha, através da internalização de conhecimento, seja em sistemas de rega já instalados ou a instalar, seja através da adoção de medidas que permitam uma redução do volume de água a aplicar, promovendo uma gestão mais eficiente desse mesmo recurso na cultura da vinha.

Nas quintas parceiras já se realizaram ações de divulgação e dias abertos, durante os quais se mostraram exemplos concretos de como as empresas estão a trabalhar a água e a implementar melhores práticas, o uso eficiente da água e reduzir as perdas de água.

No âmbito do projeto, no dia 14 de outubro, no Museu do Douro, Peso da Régua, realiza-se o seminário subordinado ao tema “Gestão da Água em Viticultura: Desafios e Oportunidades” que pretende reunir viticultores, técnicos, investigadores e entidades oficiais com responsabilidades nas políticas relacionadas com a água e debater os principais desafios e oportunidades na utilização sustentável deste recurso, num contexto de alterações climáticas.

Alguns dos temas que estão em debate são o impacto das alterações climáticas, novas perspetivas para uma gestão eficiente da água, o uso sustentável da água e disponibilidade hídrica em contexto de alterações climáticas.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.