Projeto europeu promove educação sobre os solos

  • 27 fevereiro 2024, terça-feira
  • Solos

Fotografia: CESAM

Um projeto europeu liderado pela Universidade de Aveiro e constituído por um consórcio de 14 parceiros tem como objetivo promover a literacia e a educação sobre o solo, abordando a necessidade crítica de uma melhor compreensão deste recurso face à crescente pressão humana.

A reunião de arranque do projeto CURIOSOIL decorreu de 19 a 21 de fevereiro, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, tendo reunido as 14 organizações de toda a Europa envolvidas no projeto, bem como investigadores convidados provenientes de outras entidades.

De acordo com o instituto de ensino, apesar de ser fundamental para a vida na Terra, o solo está sob forte pressão devido ao crescimento populacional, à mudança de hábitos de consumo e às alterações induzidas pelo clima na cobertura e utilização do solo.

“Mais de 60 por cento dos ecossistemas do solo na Europa enfrentam degradação ou ameaça de erosão, perda de carbono, desertificação e contaminação, custando à União Europeia mais de 50 mil milhões de euros por ano. A degradação do solo, impulsionada por práticas ineficientes de gestão do solo, passadas e presentes, é exacerbada pelas alterações climáticas, colocando desafios significativos à qualidade do solo e aos serviços dos ecossistemas”, lê-se no comunicado divulgado pela Universidade de Aveiro.

O projeto CURIOSOIL, que tem como lema “Despertar a Curiosidade pelo Solo para Catalisar a Literacia do Solo”, está focado em melhorar a literacia do solo através de esforços colaborativos na educação.

Este visa colmatar lacunas na compreensão da saúde do solo entre estudantes, professores, cidadãos e decisores políticos, com o propósito de consciencializar a sociedade para práticas sustentáveis e cultivar um sentido de responsabilidade para com o ambiente.

“A literacia e a educação sobre o solo podem desempenhar um papel importante para uma melhor compreensão da sociedade sobre este elemento tão importante das nossas vidas. Ao dotar os jovens de conhecimentos sobre o solo e competências relacionadas abrimos novas portas para as futuras gerações de cientistas”, afirmou a investigadora da Universidade de Aveiro e coordenadora do projeto, Sónia Rodrigues.

Nos próximos quatro anos, o projeto CURIOSOIL prevê desenvolver um “Kit de curiosidades sobre o solo” com experiências multissensoriais e cocriar um conjunto de produtos educativos, materiais didáticos e programas de formação de professores que serão utilizados em diversos níveis de escolaridade a nível europeu.

Liderado pela Universidade de Aveiro, o projeto é constituído por um consórcio de 14 parceiros de toda a Europa: Gaia Education Europe e ECOLISE na Bélgica; REVOLVE em Espanha; Faculdade de Proteção Ambiental da Eslovénia; Universidade de Wageningen, ISRIC – World Soil Information e European School Heads Association nos Países Baixos; Universita degli Studi di Palermo, na Itália; Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida (BOKU) na Áustria; Instituto Norueguês de Investigação em Bioeconomia (NIBIO) na Noruega e Instituto Europeu de Comunicação Científica (ESCI) na Alemanha; e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e a Universidade de Artes de Zurique, na Suíça.

Neste consórcio, a Universidade de Aveiro é representada pelo Departamento de Ambiente e Ordenamento, pelo Departamento de Educação e Psicologia, pelo Centro de Estudos do Ambiente e do Mar e pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

Com financiamento total de 6,1 milhões de euros, o projeto é financiado no âmbito da Missão Solo da União Europeia, do programa Horizonte Europa. A Missão Solo está focada na proteção e recuperação dos solos, na promoção de práticas de gestão sustentável em áreas urbanas e rurais, e na liderança da transição para solos saudáveis até 2030.

Neste âmbito, o CURIOSOIL contribui para o objetivo específico da Missão de melhorar a literacia do solo na sociedade, de integrar o estudo da saúde do solo nos currículos escolares, de melhorar o conhecimento e a sensibilização dos cidadãos, decisores políticos e profissionais sobre como gerir a saúde do solo para um futuro mais sustentável e inteligente em termos climáticos.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.