Produção elétrica renovável ultrapassou as necessidades de consumo em março

No mês de março, a produção de eletricidade de origem renovável ultrapassou as necessidades de consumo para Portugal Continental. Isto significa que foi possível reduzir em 10 por cento o preço da eletricidade no mercado grossista, além de obter um saldo exportador de eletricidade de 878 GWh e evitar a emissão de 1,8 milhões de toneladas de CO2, segundo os dados da APREN.

Durante o primeiro trimestre de 2018, as fontes de energia renovável contribuíram com 62 por cento da produção elétrica do continente. Nesse período, foi a eólica que gerou mais eletricidade – 29,6 por cento – seguida da hídrica, com 26,8 por cento.

Saldo exportador

No primeiro trimestre do ano, o preço médio diário do mercado grossista de eletricidade foi de 48,8 eur/MWh. O preço da eletricidade está dependente da produção de energia renovável, o que é evidenciado em março, mês em que a produção renovável mais elevada de sempre potenciou uma redução no preço do mercado ibérico de cerca de 10 por cento, originando um preço médio de 39,75 eur/MWh.

A produção renovável nacional contribuiu ainda para a obtenção de um saldo exportador entre a Península Ibérica e os sistemas elétricos vizinhos (Marrocos e França).

www.apren.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.