Monitorização de solos

  • 31 outubro 2024, quinta-feira
  • Solos

DR

Considerando que o comportamento do solo afeta diretamente a segurança, durabilidade e eficiência de projetos de construção, das estruturas e infraestruturas, bem como da utilização de recursos naturais e energéticos, a sua monitorização tem vindo a assumir um papel elementar em diversas áreas da engenharia na sociedade atual. 

A monitorização baseia-se na amostragem de determinadas grandezas dos solos que são consideradas essenciais ao desempenho adequado da intervenção de engenharia no terreno. Para o efeito, recorre-se a um conjunto de dispositivos, equipamentos e instrumentos. Os dispositivos são aparelhos que auxiliam na aquisição de registos pelos equipamentos de medida. Ambos têm de funcionar em conjunto. Os instrumentos adquirem, por si só, diretamente no solo a medição da grandeza em observação. Estas medições são, em diversas áreas, complementadas pela inspeção visual. As abordagens a considerar para a sua utilização variam consoante os objetivos e desafios em prossecução. Referem-se, seguidamente, alguns tipos de parâmetros monitorizados do ponto de vista dos diferentes ramos da engenharia que geralmente utilizam a instrumentação.

A Engenharia Agrónoma utiliza sistemas de monitorização do solo para garantir a sua qualidade para a produção agrícola e conservar os recursos naturais, quer da estrutura e fertilidade do solo, quer da água, prevenindo a sua degradação e erosão. Monitoriza frequentemente a humidade no solo, para determinar as necessidades de irrigação e evitar o stress hídrico das plantas, bem como o pH, a condutividade elétrica, o teor de matéria orgânica e outros parâmetros químicos e físicos dos solos, para assegurar que mantém as condições adequadas para o cultivo e se minimiza o uso de fertilizantes. Os veículos aéreos não tripulados – VANT, são cada vez mais utilizados para controlar a erosão do solo ou a evolução das culturas. (...)

Leia o artigo completo na Indústria e Ambiente nº 148, setembro/ outubro 2024

Paula F. da Silva

Autora da coluna Solos

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.