Maior projeto de dessalinização por osmose inversa abre em 2022
- 24 março 2021, quarta-feira
- Água

As empresas Emirates Water and Electricity Company (EWEC) – uma subsidiária da Abu Dhabi Power Corporation – e ACWA Power – que desenvolve, investe e opera estações de produção e dessalinização de água da Arábia Saudita – confirmaram a construção da maior estação de dessalinização por osmose inversa do mundo.
A nova estação estará localizada no complexo de dessalinização de água e energia de Taweelah em Abu Dhabi, e tem conclusão prevista para 2022. O projeto custará aproximadamente 730 mil milhões de euros.
“Estamos muito satisfeitos em anunciar que nossas metas financeiras foram cumpridas e que esta nova iniciativa já pode ser iniciada. Essa estrutura financeira é uma prova da qualidade a nível mundial da estação, que abrirá o caminho para os futuros desenvolvimentos que contribuirão para um setor de água e energia mais eficiente e sustentável no país”, disse o CEO da EWEC, Othman Al Ali.
Para o CEO da EWEC, esta estação de dessalinização por osmose inversa apoia a visão dos Emirados Árabes Unidos em reduzir as emissões de dióxido de carbono, enquanto reduz significativamente o consumo de gás, dissociando a produção de energia e água das estações de inverno e verão.
A estação de Taweelah, que fornecerá 909.200 metros cúbicos por dia, estabelecerá novos padrões de referência para o seu tamanho, eficiência e custo de água produzida.
A instalação de dessalinização será suficiente para atender à procura de água de mais de 350 mil famílias. Um dos principais fatores para a adoção da osmose inversa em vez da dessalinização térmica é a maior eficiência energética que ela oferece.
Outros artigos que lhe podem interessar