Lixo marinho e microplásticos

O lixo marinho é hoje reconhecido com um novo problema global. De facto, é possível encontrá-lo em todas as partes do globo, na sua fracção mais visível que é aquela que vemos nas praias, mesmo nas mais remotas. Esta representa apenas 15 por cento de todo o lixo marinho que existe nos oceanos, e cuja maior parte (70 por cento) se encontra nos fundos marinhos, estando os restantes 15 por cento na coluna de água principalmente à superfície, dado que mais de 80 por cento é composto por plástico em grande parte menos denso que a água do mar.

Quando falamos em lixo marinho falamos essencialmente de resíduos de plástico. O plástico, devido às suas propriedades de resistência e versatilidade, é utilizado em múltiplas aplicações, tendo vindo, ao longo de décadas, a substituir outros materiais, como o vidro e o metal.

Segundo estimativas do Programa de Ambiente das Nações Unidas, a maioria dos plásticos que encontramos no lixo marinho, 80 por cento, tem a sua origem em actividades desenvolvidas em terra e apenas 20 por cento em actividades desenvolvidas no mar, como a pesca, ou exploração de petróleo ou gás natural.

Em 2016 foram produzidas 335 milhões de toneladas de plásticos, 19 por cento na Europa, e 50 por cento na Ásia, sendo a China hoje o primeiro produtor mundial. O crescimento da produção tem sido exponencial desde a década de 1950, e as estimativas apontam para 390 toneladas produzidas em 2025. Os polímeros usados numa maior percentagem de aplicações são o PE, PP, PS, PUR, PET, PVC, e destes, os 3 primeiros, dado que flutuam, sendo os mais encontrados à superfície e nas praias.

Paula Sobral

APLM – Associação Portuguesa do Lixo Marinho

Artigo publicado na edição nº109 da IA

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.