Lançado guia para o planeamento de espaços verdes urbanos com baixo impacto alergénico

[KEVIN RAJARAM]/ UNSPLASH

O novo Guia Prático para o Planeamento de Espaços Verdes Urbanos com Baixo Impacto Alergénico foi elaborado pela SPAIC e foca-se no desenvolvimento urbano e a gestão ambiental.  

Este Guia destina-se a imunoalergologistas e a profissionais, decisores e autoridades públicas e a todos os cidadãos que se preocupem com a qualidade do ambiente urbano. O documento centra-se no desenvolvimento urbano, gestão ambiental e políticas de saúde pública e é uma ferramenta que facilita o planeamento dos espaços verdes urbanos. Este divide-se em 4 tópicos fundamentais:  

  • Parte I – Serviços dos ecossistemas verdes urbanos; 

  • Parte II – Fatores que agravam a alergenicidade dos espaços verdes urbanos;  

  • Parte III – Plantas de risco alergológico; 

  • Parte IV – Recomendações para projetar espaços verdes saudáveis, com baixo impacto alergénico, e/ou revitalização de espaços existentes. 

Para além destes tópicos, o guia fornece ainda informação dos atributos das plantas que podem provocar alergias, por exemplo, com imagens esclarecedoras, bem como exemplos de árvores seguras do ponto da alergia, entre outros temas.  

Com 32 páginas o Guia Prático para o Planeamento de Espaços Verdes Urbanos com Baixo Impacto Alergénico contém links para esclarecer dúvidas e é um documento único em Portugal.  

O guia está disponível gratuitamente em PDF no site da SPAIC.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.