Islândia e Noruega trabalham com a UE para reduzir emissões

A Islândia e a Noruega comprometeram-se a reforçar os laços com a União Europeia em prol de um combate mais assertivo às alterações climáticas. Objetivo: reduzir a emissão de gases com efeito de estufa em pelo menos 40 por cento até 2030, comparativamente aos níveis de 1990. Para Miguel Arias Cañete, comissário para a ação climática e energia, esta é a prova de que “a cooperação além-fronteiras para combater as alterações climáticas não só é necessária como realizável.

A Islândia e a Noruega já participam no sistema de comércio de emissões desde 2008, daí que o presente acordo seja a intensificação de uma relação existente, que se irá traduzir no alinhamento de ações para reduzir as emissões, em setores como a agricultura, os transportes, a gestão de resíduos e os edifícios.

Ao abrigo do novo acordo, os dois países comprometem-se com metas vinculativas anuais de redução para o período 2021-2030 para os setores não abrangidos pelo comércio de emissões. Terão as mesmas obrigações e flexibilidade que os Estados-Membros da União. Os dois países irão também assegurar que as emissões provenientes do uso do solo, alterações ao uso do solo e floresta são equilibradas por uma quantidade pelo menos equivalente de dióxido de carbono removido da atmosfera no período 2021-2030, tal como acontecerá na UE.

Noruega e Islândia tencionam ainda desenvolver planos climáticos nacionais a descrever as suas políticas existentes e as planeadas.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.