Ingka investiu em 534 turbinas eólicas e duas quintas solares

O grupo Ingka, do qual faz parte a IKEA, revelou ter investido em 534 turbinas eólicas, situadas em 14 países, e duas quintas solares com 715 mil painéis solares, nos Estados Unidos da América, que se encontram atualmente em construção.

Segundo o relatório de contas e sustentabilidade relativo ao ano financeiro de 2019, a empresa garante ter 920 mil painéis solares nos telhados das lojas e armazéns. O ano passado utilizaram 66 por cento de eletricidade gerada a partir de fontes de energia renovável, tendo a empresa produzido 93 por cento dessa mesma energia. Um dos objetivos da Ingka para 2020 é aumentar este último valor para cem por cento.

Os investimentos não ficam por aqui, já tendo planeado para o próximo ano a construção de um parque eólico marítimo na Alemanha, parques eólicos na Roménia e quintas solares nos Estados Unidos da América. Desde 2009, a empresa já investiu 2,5 mil milhões de euros em energias renováveis.

O grupo, que emprega mais de 166 mil pessoas, menciona ter cerca de 210 mil hectares de florestas com gestão responsável na Estónia, Letónia, Lituânia, Roménia e Estados Unidos da América. Ainda no mesmo relatório, a empresa diz já ter recuperado 47 milhões de produtos, dando-lhes uma segunda vida, e trabalhando assim para atender ao pedido dos clientes por produtos e serviços mais sustentáveis.

Outra das medidas adotadas a pensar na sustentabilidade é a IKEA Home, que oferece soluções de energia solar para particulares. Esta área de negócio ainda só existe em sete países, tendo o número de clientes aumentado 29 por cento em 2019. A IKEA Home permite aos seus utilizadores de pouparem cerca de 400 euros anuais na conta da eletricidade.

“Estamos a caminhar para produzir tanta energia renovável quanto a energia que consumimos nas nossas operações, até 2020. Estamos a oferecer soluções solares domésticas acessíveis, trocando os veículos de entrega ao domicílio para veículos 100% elétricos, oferecendo um novo cachorro-quente vegetariano com 15% da pegada de carbono de um cachorro-quente feito com carne, testando modelos de negócio circulares, como o arrendamento de mobiliário – a lista continua”, pode ler-se no relatório.

O grupo Ingka totalizou 39,1 mil milhões de euros em vendas no ano de 2019, o que se traduz num lucro de 1,8 mil milhões de euros. A IKEA conseguiu 36,7 mil milhões de euros em receitas, o que representa um aumento de cinco por cento em comparação com 2018.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.