O hidrogénio, as baterias e os combustíveis sintéticos para a Mobilidade Sustentável

Em Portugal, em 2019, o consumo final bruto de energia nos setores de indústria e transportes rodoviários representou 32 por cento e 26 por cento, respetivamente. Os dois setores representam quase 60 por cento do consumo final bruto de energia, estando excluídos os transportes marítimos e aéreos, que representam cerca de 9 por cento e 1 por cento, respetivamente. O setor da indústria e dos transportes rodoviários é responsável por aproximadamente 22 por cento e 18 por cento das emissões globais de CO2, respetivamente. Este artigo será focado na mobilidade por ser um dos setores mais desafiantes de descarbonizar.

A mobilidade de pessoas e bens terá de ser continuamente assegurada, num mundo globalizado, em que as trocas comerciais locais e internacionais estão em contínuo crescimento. Será, por isso, necessário assegurar a mobilidade sustentável de pessoas e bens, de preferência priorizando o consumo de recursos energéticos de proveniência local, evitando importações de combustíveis fósseis, e contribuir para a segurança energética de cada país.   

Descarbonizar a mobilidade

Para descarbonizar a mobilidade, existem três possibilidades do ponto de vista técnico, com viabilidade económica. Elas são: a eletrificação da mobilidade através de baterias de iões lítio ou sódio, ou através de pilhas de combustível de hidrogénio, ou motores de combustão interna com combustíveis sintéticos renováveis (líquidos ou gasosos). Os veículos movidos a baterias de iões lítio (BEVs) ou célula de combustível de hidrogénio (FCEVs) representam a opção de eletrificar a mobilidade, enquanto a opção pelos combustíveis sintéticos renováveis (CSintR) significa manter os motores de combustão interna (ICE) que temos (com ajustes) e produzir os combustíveis sintéticos de forma descarbonizada. (...)

Rui Costa Neto, IN+/IST ID, ULHT

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº133 mar/abr 2022, dedicada ao tema 'Energia:Novos recursos para a Indústria'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.