Os desafios das infraestruturas na mobilidade sustentável

O sistema de mobilidade é grande e muito complexo. Entrelaçam-se, complementam-se, competem pessoas e instituições públicas e privadas, formais e informais, numa grande rede de interações constantemente mutável. As infraestruturas são a sua base e têm constituído uma das principais ferramentas de política de transportes.

No contexto em que nos encontramos, como conseguimos colocar as infraestruturas ao serviço de uma mobilidade cada vez mais sustentável?

O que é a mobilidade sustentável?

Quando pensamos em mobilidade sustentável é comum focarmo-nos num só tópico - habitualmente ambiental ou financeiro, consoante o contexto. Mas, na verdade, a sustentabilidade da mobilidade só se atinge tendo em conta as suas várias vertentes e impactos, de forma integrada e considerando o curto, o médio e o longo prazo.

Sustentável ambientalmente: não compromete o ambiente

A sustentabilidade ambiental é o desafio do século. A descarbonização e o cumprimento do Acordo de Paris exigem que o setor dos transportes reduza a emissão de gases de efeitos de estufa. É imperioso abrandar o consumo de recursos naturais e garantir que não esgotamos a capacidade de regeneração do planeta. É necessário diminuir os impactos que a mobilidade tem no solo, na água ou no ar.

Isabel Mendes Lopes (Mestre em Planeamento e Políticas de Transporte)

Artigo publicado na edição nº111 da IA

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.