Companhia aérea voa sem plásticos descartáveis a bordo

Todos os voos operados pela companhia aérea portuguesa Hi Fly estão a ser efetuados sem artigos de plástico descartável desde o início de 2020, um ano após o presidente da companhia ter anunciado a mudança.

Os talheres de plástico foram substituidos por talheres de bambu, e os utensílios e equipamentos de catering, como loiças, garrafas de refrigerantes, invólucros de roupa de cama e escovas de dentes, foram trocados por alternativas fabricadas a partir de material reciclado. Assim, é evitado o uso de cerca de 350kg de plástico de utilização única por voo.

Esta iniciativa vai de encontro à política de sustentabilidade e ao compromisso assumido pela companhia aérea com o apoio da Fundação Mirpuri, que promove uma aviação mais ecológica.

“A nossa missão corporativa é baseada na sustentabilidade e por isso trabalhamos para garantir que as nossas práticas estão em consonância com as responsabilidades que assumimos com o planeta”, afirmou o presidente da Hi Fly, Paulo Mirpuri, em comunicado. Dado o número de voos efetuados diariamente, Mirpuri acredita que existe potencial para fazer a diferença.

O primeiro voo livre de produtos de plástico descartável decorreu em dezembro de 2018, entre Lisboa e Brasil. A este seguiram-se outros três voos de teste, também sem plásticos descartáveis a bordo, e outras 12 viagens com uso bastante reduzido desse material.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.