Cientistas criam laboratório para estudar energia limpa a partir das microalgas

  • 22 setembro 2023, sexta-feira
  • Energia

Uma equipa de cientistas da Universidade de Coimbra criou um laboratório de bioeletrónica e bioenergia para estudar a geração de energia limpa e sustentável a partir da comunicação entre microalgas.

O projeto intitulado Generating Energy from Electroactive Algae (GREEN), da equipa de investigadores Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi um dos projetos financiados pelas bolsas Starting Grant do European Research Council, tendo recebido 2,2 milhões de euros em 2020.

“Este novo laboratório é uma base para estudos emergentes de bioeletricidade. A instrumentação presente permite medir um conjunto amplo de sinais, desde sinais lentos provenientes dos microrganismos que estamos a tentar recolher para produzir energia, até a sinais de alta frequência como é o caso de algumas células do cérebro humano”, disse, citado no comunicado, o professor associado no Departamento de Ciências da Vida e investigador do Centro de Ecologia Funcional, Paulo Rocha.

De acordo com o docente da FCTUC, até ao momento, além do laboratório de investigação, a equipa já desenvolveu um conjunto de sensores que conseguem detetar comunicação entre microrganismos, nomeadamente microalgas e bactérias.

Os cientistas têm vindo a tentar perceber se estes microrganismos comunicam, porque o fazem e se conseguem encontrar um maior sinal para a eletrónica, para captá-lo e armazená-lo.

“Começámos por estudar algumas espécies de microalgas para perceber o tipo de comunicação que tinham”.

A equipa tem um artigo recentemente publicado que demonstra a existência de comunicação entre estes microrganismos e ainda que o fazem através de canais iónicos – medidos por diversos sensores desenvolvidos pela equipa e colaboradores.

“Se conseguirmos armazenar esses sinais bioelétricos de maneira eficiente, conseguimos ter uma fonte de energia renovável. Essa é a ambição principal do projeto”.

Paulo Rocha afirmou que a origem destes sinais elétricos ainda está por desvendar, mas há já evidencias de que é uma reação ao stress e até adaptação a determinadas condições.

Portanto, pelo menos até 2025, a equipa vai continuar a trabalhar com o propósito de descobrir este fenómeno e, acima de tudo, alcançar uma nova fonte de energia renovável.

O projeto pode ser acompanhado em www.greenproject.pt.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.