Beja testa leitura de contadores de água à distância

A EMAS – Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja vai iniciar durante este mês a fase piloto de implementação do sistema de telemetria, que permite a leitura dos contadores de água à distância.

O sistema de telemetria é uma solução considerada “fundamental para o desenvolvimento de uma cidade sustentável, inteligente e pensada para as pessoas”, lê-se em comunicado divulgado pela EMAS, que desenvolveu este sistema no contexto das Smart Cities.

Esta fase piloto irá abranger aproximadamente 250 consumidores e tem como objetivo uma utilização generalizada deste tipo de equipamento no futuro.

Para além de uma recolha de leituras de consumo com maior frequência e fiabilidade, o que possibilita maior precisão na fatura do consumidor, a telemetria não implica o acesso ao interior das habitações, tornando-se, desta forma, um processo mais “cómodo e seguro”.

Este sistema irá também permitir a deteção de fugas nas redes prediais e a parametrização de alarmes para um uso mais eficiente da água na casa do consumidor.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.