Baterias de viaturas elétricas poderão ter segunda vida útil

Um novo estudo desenvolvido por uma equipa do MIT testou uma possibilidade para as baterias das viaturas elétricas serem reutilizadas para armazenamento de reserva em parques solares fotovoltaicos de grande escala.

Segundo o estudo, realizado por seis investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), estes equipamentos poderão ter uma segunda vida útil e lucrativa durante mais de uma década nesta função menos exigente.

Os investigadores estudaram vários cenários: um parque solar de 2,5 megawatts; outro parque com a mesma capacidade e com baterias de armazenamento novas; e um terceiro com baterias de armazenamento usadas por veículos elétricos e cuja capacidades tinham caído para 80 por cento da original (ponto em que são consideradas demasiado fracas para serem utilizadas pelos veículos).

Eles descobriram que a instalação com as baterias novas não proporciona um retorno líquido razoável do investimento, mas que um sistema devidamente gerido de baterias usadas por veículos elétricos pode ser um investimento bom e lucrativo, desde que as baterias custem menos de 60 por cento do preço original.

O tempo que as baterias podem continuar a funcionar de maneira útil nesta segunda vida é ainda incerto. O estudo fez uma suposição conservadora de que as baterias seriam retiradas do seu serviço de armazenamento do parque solar depois de terem diminuído para 70 por cento da sua capacidade nominal, dos 80 por cento originais (o ponto em que foram retiradas do uso de veículos elétricos).

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