Área perdida de floresta tropical em 2022 equivale ao tamanho da Suíça
- 27 junho 2023, terça-feira
- Solos
O planeta perdeu em 2022 uma área de floresta tropical virgem equivalente ao tamanho da Suíça ou dos Países Baixos, ecossistemas destruídos sobretudo devido à agricultura e pecuária, segundo o World Resources Institute (WRI), com sede em Washington, EUA.
De acordo com uma análise do WRI, que teve por base dados recolhidos através de satélite, a perda é equivalente a um campo de futebol de árvores tropicais derrubadas ou queimadas a cada cinco segundos em 2022, representando mais dez por cento de área destruída do que em 2021.
O satélite Global Forest Watch (GFW) registou em 2022 a destruição de mais de 4,1 milhões de hectares de florestas primárias tropicais, cruciais para a biodiversidade e o armazenamento de carbono do planeta.
O país mais afetado é o Brasil, com uma área destruída que representa 43 por cento das perdas globais, à frente da República Democrática do Congo (13 por cento) e da Bolívia (nove por cento).
No top 10 do ranking de 2022 estão também o Peru (3,9 por cento), Colômbia (3,1 por cento), Laos (2,3 por cento), Camarões (1,9 por cento), Papua Nova Guiné (1,8 por cento) e Malásia (1,7 por cento).
Na Indonésia, por outro lado, a destruição da floresta diminuiu pelo quinto ano consecutivo.
“Estamos a perder uma das nossas ferramentas mais eficazes para combater as mudanças climáticas, proteger a biodiversidade e apoiar a saúde e os meios de subsistência de milhões de pessoas”, disse a diretora do GFW, Mikaela Weisse, em conferência de imprensa.
A aceleração da destruição florestal continua, apesar dos compromissos assumidos na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas em Glasgow, Escócia, em 2021 pelos principais líderes mundiais.
Outros artigos que lhe podem interessar