Alterações climáticas em debate no Dia Mundial dos Oceanos

O Centro de Comunicação dos Oceanos está a promover uma palestra sob o tema “The Ocean Decade: Alterações Climáticas/Previsão dos Oceanos”, que irá decorrer pelas 18 horas, no dia 8 de junho.
A iniciativa, que conta com o apoio da UNESCO, através da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI), e do Instituto Camões, pretende “tornar Portugal num polo de comunicação e partilha de informação atualizada sobre o oceano para todo o universo da lusofonia”, lê-se em nota de imprensa.
Entre os oradores convidados encontram-se a investigadora principal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Fátima Abrantes, e o oceanógrafo responsável no Instituto Hidrográfico pela rede de monitorização do Canhão Submarino da Nazaré, João Vitorino.
A sessão irá realizar-se no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, mas onde serão recebidos apenas os oradores. Os interessados poderão assistir à palestra via livestream.
Esta iniciativa será a segunda a integrar uma série especial de palestras promovida pelo Centro de Comunicação dos Oceanos, sob o título “CCOceanos: Década do Oceano”, e que reúne oradores portugueses e oriundos de vários países de língua oficial portuguesa, via livestream.
No final de 2017, as Nações Unidas proclamaram a realização da Década Internacional da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, para o período de 2021 a 2030, lembrando que os oceanos são “os reguladores mais poderosos do clima”.
Segundo o responsável de comunicação da COI-UNESCO, Vinicius Grunberg Lindoso, a colaboração atual com a organização portuguesa CCOceanos tem como objetivo “construir um maior entendimento das questões que serão abordadas na 2ª Conferência da ONU sobre os oceanos em Lisboa”.
Outros artigos que lhe podem interessar