Águeda vai adquirir mais bicicletas elétricas
O Município de Águeda lançou um concurso público que visa a aquisição de bicicletas elétricas e parques para expansão do sistema de bike-sharing, incluindo a sua instalação, no âmbito do Projeto SMARTA 2. O concurso tem o valor base de 64.000 euros.
O sistema de bike-sharing beÁgueda entrou em funcionamento em junho de 2011 com um parque e dez bicicletas elétricas. O projeto parou em 2017 para “uma reformulação do conceito e melhoria tecnológica”, lê-se em comunicado da autarquia. As beÁgueda regressaram em março deste ano “com uma imagem moderna, totalmente renovada”, e com 20 bicicletas elétricas distribuídas por quatro parques.
“Queremos que as beÁgueda façam parte do quotidiano das pessoas, que sejam usadas nas suas deslocações, que as utilizem para conhecer o Concelho, mas acima de tudo que as usem como alternativa a meios de transporte poluentes”, referiu o vice-presidente da Câmara, Edson Santos.
O autarca sublinhou ainda que Águeda é um município onde a bicicleta tem uma importância muito grande em termos económicos e industriais, “sendo este um projeto que respeita este legado”.
Este projeto surgiu com o intuito de possibilitar aos cidadãos deslocações sem esforço nos arruamentos de maior declive e de incentivar a prática de comportamentos mais saudáveis e sustentáveis, reduzindo as emissões de dióxido de carbono.
As candidaturas ao concurso público podem ser apresentadas até 16 de junho e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 66 dias a contar dessa data. O prazo de execução do contrato é de três meses e o critério de adjudicação é o custo.
Consulte o anúncio em https://dre.pt/application/conteudo/135397605
Outros artigos que lhe podem interessar