Açores quer aumentar produção de energia renovável até 60%

O plano “ambicioso” de investimentos do Governo dos Açores pretende aumentar a produção de energia de fontes renováveis até 60 por cento em 2025.

A secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, adiantou que, com a completa realização de um “ambicioso programa de investimentos”, acompanhada pelos sistemas de baterias a implementar pela Eletricidade dos Açores (EDA), estima-se que a contribuição da produção renovável nos Açores para 2025 “poderá aumentar significativamente, dos atuais 37 por cento para cerca de 60 por cento”.

Marta Guerreiro explicou que, desses 60 por cento, 30 por cento serão garantidos pela fonte geotérmica, tendo em conta que o Governo dos Açores tem vindo a consolidar a “aposta na geotermia” enquanto “investimento estratégico” da Região para garantir a transição energética para uma economia de baixo carbono, lê-se em comunicado.

Já foram apresentados os projetos de expansão do aproveitamento geotérmico e de instalação do sistema de armazenamento de energia e controlo da rede da ilha Terceira.

Segundo a governante, serão executados três poços geotérmicos com vista “a manter a produção da Central Geotérmica do Pico Alto a médio-longo prazo e permitir a expansão da potência instalada para 10 megawatt, num investimento estimado de 26 milhões de euros”.

A EDA está também a apostar na integração de sistemas de armazenamento em diversas ilhas, como é o caso do investimento estimado em 13,8 milhões de euros para a ilha Terceira.

Segundo Marta Guerreiro, este sistema, juntamente com os novos furos a realizar no campo geotérmico do Pico Alto, levará a que ilha Terceira possa atingir “uma taxa de integração de renováveis acima dos 60 por cento”.

Na ilha Terceira, com o contributo da energia eólica (16 por cento), da hídrica (0,3 por cento), da valorização energética de resíduos (6,1 por cento) e da geotermia (12,5 por cento), registou-se cerca de 35 por cento de energia limpa em 2019.

A secretária regional acrescentou ainda que, em São Miguel, prevê-se a expansão da potência instalada na Central Geotérmica do Pico Vermelho de 10 para 15 megawatt e a saturação da potência da Central Geotérmica da Ribeira Grande (13 megawatt), num investimento global estimado de 39 milhões de euros.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.