Empréstimo de 29 milhões de euros vai financiar alargamento da distribuição de gás em Portugal

O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um contrato de empréstimo no valor de 29 milhões de euros com a Sonorgás, fornecedora e operadora de uma rede de distribuição de gás natural, com vista à expansão das suas redes de distribuição para novas áreas no norte do país. O contrato foi assinado em Lisboa pelo Vice-Presidente do BEI, Román Escolano, e pelo CEO da Sonorgás, Nuno Afonso Meira.

De acordo com um comunicado da Comissão Europeia, o projeto vai permitir o acesso ao fornecimento de gás natural a localidades no norte de Portugal até aqui não servidas, empregando mais de 900 pessoas durante o processo de implementação e criando 40 novos postos de trabalho qualificados e permanentes. O investimento vai contribuir para a construção de 220 km de condutas e 19 estações de armazenamento de gás natural liquefeito.

Este projeto deverá contribuir para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, já que vai substituir fontes de energia mais poluentes, como os combustíveis fósseis.

Com esta fonte adicional de energia a abastecer as localidades do norte, vai também ser possível aumentar a segurança energética do país.

O acordo foi possível graças ao apoio do Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos (EFSI), o pilar central do Plano de Investimento para a Europa.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.