2017 inicia com baixo índice de produtibilidade hidroelétrica

  • 08 março 2017, quarta-feira
  • Energia

O ano de 2017 iniciou com um índice de produtibilidade hidroelétrica baixo (0,36) e um índice de eolicidade próximo da média (0,92), o que se refletiu numa menor contribuição da produção renovável no consumo elétrico de Portugal Continental.

Os dados divulgados pela APREN - Associação de Energias Renováveis permitem também perceber que a produção de energia renovável durante o mês de janeiro – 2430 GWh – representou uma percentagem de 51 por cento face ao consumo de energia elétrica em Portugal Continental, 4721 GWh (este valor refere-se à emissão das centrais para consumo, incluindo ainda as perdas nas redes e os consumos em bombagem hidroelétrica).

Ainda assim, e apesar das condições hidrológicas desfavoráveis, a produção renovável foi

suficiente para suprir o consumo elétrico dia 2 de janeiro entre 7:45h e as 8:15h.

Também no dia 2, às 9h, a produção eólica atingiu novo recorde nacional, alcançando uma potência de 4532 MW, a que corresponde um fator de carga de 87 por cento do parque eólico do continente.

Já a produção de origem fóssil ficou em 2724 GWh, distribuída por centrais térmicas a carvão, a gás natural e de cogeração fóssil.

Consulte os boletins da APREN: http://www.apren.pt/pt/dados-tecnicos/dados-nacionais/boletim-das-energias-renovaveis/a-eletricidade-de-origem-renovavel-em-portugal-continental/

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.