Novo sistema poderá remover 95 por cento de fármacos das águas residuais

A libertação de princípios ativos farmacêuticos nas águas residuais não é alvo de regulação, com exceção de algumas estações de tratamento na Suíça. No entanto, muitos destes compostos podem ser encontrados nas águas residuais, após serem excretados do organismo, o que representa um risco para a biodiversidade, uma vez que, não sendo regulados, também não são alvo de tratamento.

Um estudo publicado no Journal of Environmental Management apresenta uma solução-piloto que pretende ser uma alternativa a soluções pouco eficazes, que até agora não têm conseguido eliminar estes compostos em grande escala, pelo menos sem gerar subprodutos indesejados. Esta solução tira partido da otimização do uso do carvão ativado, e foi testada em Estocolmo em 2015. Os cientistas escolheram 21 dos compostos mais frequentes nas águas residuais para análise, incluindo carbamazepina, claritromicina e diclofenac.

Num tanque, foi colocada uma mistura contendo carvão ativado. A este tanque seguem-se outros três tanques de contacto, sequenciais mas também opcionais, para aumentar a exploração da capacidade de adsorção do carvão ativado. Foi também usado um tanque de sedimentação, a partir do qual o carvão ativado pode ser recirculado para os tanques de contacto, e um filtro de areia para reter o carvão. O objetivo era reduzir a concentração destes compostos em 95 por cento, uma meta mais ambiciosa do que os 80 por cento impostos pela regulação suíça.

Os resultados da experiência mostraram que a recirculação do carvão ativado melhorou significativamente a remoção dos compostos farmacêuticos - particularmente quando aplicada no primeiro ou segundo tanque. O período de contacto mais curto (30 minutos) foi suficiente para remover 95 por cento dos compostos, embora a remoção tenha sido mais eficaz com um período de contacto de 60 minutos. Houve também substâncias cuja remoção requereu 120 minutos, ou em alternativa uma dose mais elevada de carvão ativado.

Esta solução poderá ser implementada para remover alguns poluentes monitorizados ao abrigo da Diretiva Quadro da Água.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.