Quais as funções mais importantes das divisórias contra incêndios?

CONTEÚDO PATROCINADO

As divisórias contra incêndios restringem a propagação do fogo, protegendo, assim, a saúde e a vida das pessoas. As soluções modernas deste tipo são fabricadas com materiais ecológicos, os quais satisfazem as exigências da construção sustentável. Nos edifícios, desempenham igualmente uma função estética e utilitária.

Graças ao seu aperfeiçoamento constante, os sistemas de proteção contra incêndios oferecem um nível de segurança cada vez elevado. Simultaneamente, é dada grande ênfase no que diz respeito à adaptação dos mesmos às tendências vigentes na arquitetura e às necessidades da construção moderna: estão disponíveis cada vez mais opções de construção, bem como um leque de aplicações possíveis de enchimento, ferragens e outros acessórios adicionais.

Créditos: ZREMB, Poznan, Polónia. Sistemas utilizados: MB-45, MB-59S Casement, MB-78EI, MB-86 ST, MB-EXPO, MB-SR50N EFEKT, MB-SR50N IW

Restrição da propagação do fogo

As divisórias contra incêndios têm como finalidade separar zonas de incêndio especiais no edifício. A construção das mesmas impede a propagação do fogo por todo o edifício. Assim, as pessoas que se encontrem em determinada zona de incêndio ganham o tempo necessário até à chegada dos serviços de emergência ou à evacuação daquele espaço.

As principais funções das divisórias contra incêndios são:

  • impedir a progressão do incêndio no edifício,
  • restringir a propagação de fogo e fumo do edifício para outros espaços e zonas,
  • restringir a propagação do incêndio para instalações contíguas,
  • permitir a evacuação dos utilizadores,
  • garantir a segurança e facilitar as operações das equipas de socorro.

As grandes superfícies envidraçadas são uma solução bastante apreciada nos edifícios destinados a escritórios, porém, estas podem igualmente ser encontradas, cada vez com mais frequência, em construções com fins habitacionais. Neste tipo de estruturas, são usadas habitualmente paredes corta-fogo construídas com recurso a sistemas de alumínio. Tais divisórias detêm eficazmente a propagação do fogo, uma vez que o alumínio não é inflamável, fundindo-se apenas mediante temperaturas acima dos 600 °C. A técnica de produção de divisórias contra incêndios possibilita dilatar ao máximo o período de tempo em que o material conserva as suas propriedades.

O alumínio caracteriza-se pela sua elevada plasticidade, resistência e durabilidade, sendo por isso que é tão usado nas divisórias contra incêndios modernas. Contudo, não são estas as suas únicas vantagens. Os produtos em cuja construção é usado alumínio são ecológicos, pelo que constituem uma boa solução no que concerne à construção sustentável, permitindo ainda obter pontos adicionais relativamente à certificação, tal como no caso dos sistemas BREEAM e LEED. O alumínio pode ser reciclado e reutilizado até 99%, sem que perca quaisquer propriedades ou sofra alterações na sua estrutura. Para o processamento do alumínio, é necessário apenas 5% da energia usada na produção do metal primário.

Créditos: Sede da empresa Press Glass, Konopiska, Polska. Sistemas utilizados: MB-78EI, MB-86 SI, MB-SR50N IW

A divisão do espaço num edifício

As divisórias contra incêndios modernas são feitas de vidro e alumínio e caracterizam-se por ser leves e translúcidas. Estas são usadas, com excelentes resultados, na divisão de espaços em edifícios – p. ex. a divisão de salas de conferência e separação do espaço de escritório ou o compartimento de um espaço aberto em escritórios mais pequenos, agrupando os funcionários consoante o departamento da empresa.

Esta função das divisórias contra incêndios simplifica as soluções que a empresa Aluprof tem para oferecer. Permitem a junção de várias construções, mantendo a devida classe de resistência ao fogo. Por exemplo, as soluções disponibilizadas pela empresa Aluprof permitem que as portas e janelas do sistema MB-78EI possam ser incorporadas na fachada, pelo que a construção assim concebida pode ter uma classe de resistência ao fogo de EI 30 ou EI 60. Uma outra solução é a incorporação de uma porta de determinado sistema na parede de outro sistema: porta MB-60E EI na parede MB-78EI, e porta MB-60E EI ou MB-78EI na parede  MB-118EI.

Função estética

Atualmente, as divisórias contra incêndios não têm de interferir na estética do edifício. A grande diversidade de soluções disponíveis permite realizar até mesmo os projetos mais arrojados dos arquitetos, sem prescindir do lado estético.

O sistema de divisórias e portas contra incêndios MB-78EI da empresa Aluprof é um exemplo de solução que combina um elevado nível de segurança, funcionalidade e estética. Os perfis do sistema possuem três câmaras, sendo que a câmara central constitui simultaneamente uma zona de isolamento térmico. Esta solução oferece uma série de possibilidades que não só reforçam a funcionalidade e o nível de segurança fornecido, como também se traduzem no efeito visual final, nomeadamente:

  • vasta gama de espessuras de enchimento – de 8 a 65 mm,
  • possibilidade de usar um vidro à prova de fogo único ou conjuntos termoisolantes compostos,
  • possibilidade de abdicar dos perfis verticais entre as placas de vidro nas divisórias contra incêndios (efeito de parede sem juntas visualmente atrativo),
  • flexibilidade no que se refere à possível montagem de ferragens, fechaduras, molas de portas e outros acessórios,
  • capacidade de fabrico de portas e paredes de grandes dimensões.

Créditos: Hiiumaa Sports Center, Hiiumaa, Estónia. Sistemas utilizados: MB-78EI DPA, MB-SR50N HI+, MB-SR50N EI, MB-SR50N, MB-70, MB-78EI.

Let’s build a better future

A proteção contra incêndios é uma questão prioritária na construção atual. Nesta matéria, as soluções devem oferecer não só o mais elevado nível de segurança, como também ser ecológicas, assim como assegurar uma uniformização em termos visuais relativamente ao resto do edifício. As paredes contra incêndios feitas de alumínio proporcionam uma grande flexibilidade no que se refere à adaptação do produto a determinado projeto. Além disso, trata-se de uma solução ímpar, tendo em conta a pegada de carbono e as emissões de  CO2 – o alumínio é um dos materiais de construção mais ecológicos.

Artigo patrocinado por Aluprof

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.