Primeiro carregador elétrico português exportado para Alemanha

A Siemens Portugal exportou o primeito carregador elétrico produzido em Corroios. Este sistema irá abastecer os primeiros autocarros elétricos municipais de Baden-Baden, na Alemanha.

Este novo equipamento permite carregamentos entre 30 minutos a duas horas, dependendo da classe de potência e da necessidade de autonomia. Poderá carregar veículos comerciais e utilitários, autocarros, camiões, veículos de recolha de lixo e lavagem de estradas, entre outros.

O sistema, que tem um armário em aço galvanizado, possui um transformador que pesa cerca de 800 quilogramas, com um peso total a rondar 1,5 toneladas.

A fábrica portuguesa da Siemens, situada em Corroios, está a produzir este equipamento para projetos em Portugal, Itália, Roménia e Alemanha, estimando que a exportação de carregadores seja de 90 por cento.

Para Pedro Pires de Miranda, presidente executivo da Siemens Portugal, foram os investimentos recentes naquela fábrica e a aposta na captação de centros de competências internacionais que possibilitaram a produção destes carregadores em Portugal. “Para além de reforçar as nossas exportações, contribui para melhor posicionar Portugal na mobilidade elétrica, uma área de futuro e em franco crescimento”, acrescentou o responsável.

A fábrica passou a ter capacidade para produzir 300 unidades por ano após a criação, no final do ano passado, de uma linha de produção para estes carregadores. A empresa espera produzir 1400 equipamentos por ano até 2025.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.