Prevenção e combate a incêndios

Fotografia: D.R.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), no âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), tem como uma das suas atribuições coordenar e executar ações de infraestruturação relacionadas com a gestão de combustíveis em áreas rurais, em colaboração com outras entidades e agentes presentes no território.

A Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível (RPFGC) é uma parte crítica desse esforço, implementada em locais estratégicos para facilitar o acesso e o combate a incêndios rurais, tendo presente que esta não é a única medida prevenção e preparação do território em curso, pois os resultados só serão atingidos através de uma abordagem multifatorial e com recursos a diferentes tipologias de intervenção.

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê investimentos significativos na área florestal para melhorar a prevenção e o combate a incêndios rurais, estando previstos 120 milhões de euros para a instalação de 37 000 ha de RPFGC e pagamento das respetivas indeminizações aos proprietários pela correspondente servidão administrativa, que admite vários usos compatíveis.

É neste contexto que o ICNF se encontra a executar o desafiante projeto de instalação de 37 500 ha de RPFGC, implantando-se esta sobretudo em territórios com grandes cargas e continuidades de combustíveis.

Essa iniciativa constitui verdadeiramente um esforço nacional para proteger o território contra os incêndios rurais, exigindo a colaboração de todos os envolvidos. (...)

Por Nuno Sequeira, vogal do Conselho Diretivo do ICNF

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº142 set/out 2023, dedicada ao tema 'O PRR no setor ambiental'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.