Portugal precisa de mais 40 mil postos de carregamento elétrico até 2030

A Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E) estudou quantos postos de carregamento de veículos elétricos são necessários e os resultados mostram que Portugal é o sétimo país europeu com maior necessidade de investir neste setor.

O estudo da T&E concluiu que, para que a EU se torne neutra em termos climáticos até 2050, são necessários três milhões de postos de carregamentos público para alimentar 44 milhões de veículos elétricos. Atualmente estão disponíveis 185 mil carregadores públicos na EU, menos de 15 vezes o valor a atingir.

Apesar de estes números bastarem para a frota existente de momento, não são suficientes para acompanhar o crescimento do mercado além de 2020.

Em Portugal, o número de postos de carregamento público e privado também é insuficiente. Atualmente, existem no país cerca de mil postos de carregamento elétrico. Segundo o estudo, serão necessários mais de 20 mil novos postos até 2025 e 40 mil novos postos até 2030.

Num momento em que, na Europa, o setor de transportes representa 27% das emissões totais de gases com efeito de estufa, é fundamental a frota passar a ser constituída por 40% de carros com emissões zero até 2030 e o último veículo com motor de combustão interna ser vendido até 2035.

Para a ZERO, o “atraso na colocação de postos de carregamento está a retardar de forma muito significativa a adoção da frota de elétricos pelos condutores”, acrescentando que se deve priorizar a colocação desses postos de carregamentos junto a habitações e locais de trabalho.

De forma a que todos possam beneficiar de veículos elétricos, a T&E defende que 20% a 30% dos locais escolhidos para os novos postos de carregamento deverão situar-se em áreas menos favorecidas e menos densamente povoadas

O estudo tem como objetivo ajudar os reguladores a estabelecer metas e também a determinar o número necessário de postos de carregamento de veículos elétricos públicos.

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