Lançado primeiro bioinibidor do mercado que evita perdas de azoto

  • 10 janeiro 2024, quarta-feira
  • Solos

Fotografia: Fertiberia

A Fertiberia, empresa que atua no setor da nutrição vegetal de elevado valor acrescentado, deu mais um passo na sua aposta na biotecnologia com o lançamento de NSAFE.

De acordo com a empresa, esta nova tecnologia pioneira a nível mundial permite que grande parte da oferta de fertilizantes da empresa aumente a sua capacidade de proteção da biodiversidade do solo, melhorando em simultâneo o rendimento das culturas.

“Trata-se do primeiro desenvolvimento biotecnológico do mercado com um efeito inibidor da nitrificação. Este permite que os fertilizantes enriqueçam o solo graças à sua natureza microbiana, oferecendo assim uma alternativa mais eficiente e ecológica, comparativamente aos inibidores de síntese química tradicionais”, lê-se no comunicado enviado à redação.

Numa primeira fase, o NSAFE será aplicado no Nergetic DZ+ da Fertiberia TECH e será incorporado progressivamente nos restantes produtos da linha Nergetic ao longo dos próximos anos, proporcionando assim um novo fator de diferenciação face às restantes soluções disponíveis no mercado.

Com mais de seis anos de investigação, este produto estará disponível, inicialmente apenas no mercado espanhol, onde já foi registado pelo Ministério de Agricultura, Pescas e Alimentação após um processo de certificação. Já estão também em cursos as diligências para a internacionalização desta tecnologia.

“O azoto é um elemento essencial para o crescimento das plantas, mas muitas vezes, uma parte perde-se no solo ou no ar, devido aos processos de lixiviação e volatilização, o que representa um desafio significativo para os agricultores. Esta tecnologia inovadora protege o azoto e prolonga a atividade do mesmo, permanecendo ativo no solo durante mais tempo e permitindo que as plantas o assimilem mais lentamente. E fá-lo com uma particularidade: respeitando a vida microbiana e sem afetar os microrganismos presentes no solo”, explicou o diretor comercial do Grupo Fertiberia, Alfredo Segura.

Segundo a Fertiberia, o NSAFE é mais eficiente quando comparado com outros inibidores químicos, uma vez que, ao contrário destes, não atua sobre o azoto amoniacal (NH4+) como os inibidores de síntese, mas sim diretamente sobre o azoto nítrico (NO3-), sendo capaz de o assimilar na sua estrutura orgânica sob a forma de proteína e de o libertar como azoto orgânico, após o fim do seu ciclo de vida.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.