Agenda Microeletrónica na Universidade de Coimbra: futuro da circularidade dos materiais elétricos e eletrónicos

Fotografia: Laura Ockel_Unsplash

A relevância dos resíduos elétricos e eletrónicos na União Europeia

Os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos são uma mistura complexa de materiais e componentes e incluem quase todo o equipamento doméstico ou empresarial que possua circuitos ou componentes elétricos que funcionem com baterias ou energia, podendo causar graves problemas ambientais e de saúde se não forem devidamente geridos (Forti et al. 2020, no relatório The Global E-Waste Monitor 2020).

A quantidade total de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos recolhidos nos diferentes Estados-Membros da União Europeia varia consideravelmente. Em 2016 variou entre 5,7kg por habitante na Grécia e 15,7kg por habitante na Áustria. Em Portugal recolheram-se 5,8kg por habitante. Esta variação nos valores recolhidos reflete diferenças nos níveis de consumo de bens elétricos e eletrónicos, bem como os diferentes níveis de desempenho dos sistemas de recolha de resíduos existentes.

Atualmente, o lixo eletrónico é um dos tipos de resíduos sólidos que mais crescem, com uma taxa de acumulação estimada de quase 10 milhões de toneladas por ano apenas na União Europeia, onde aproximadamente 15-20% desses resíduos são reciclados. Em 2021, a produção estimada de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) foi de 55,2 milhões de toneladas em todo o mundo (Parlamento Europeu, 2022; Eurostat, 2020). De acordo com os dados do Eurostat, em 2017, Portugal reciclou cerca de 44%, enquanto Malta apenas reciclou 20,8% e a Croácia 81,3%. (...)

Por Paula V. Morais, Pedro Farias, University of Coimbra, CEMMPRE, ARISE, Department of Life Sciences; Manorma SharmaLicínio Ferreira, University of Coimbra, CIEPQPF, Department of Chemical Engineering; e José António Paixão, University of Coimbra, CfisUC, Department of Physics 

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº142 set/out 2023, dedicada ao tema 'O PRR no setor ambiental'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.