Evolução da certificação Ambiental na perspetiva do Organismo de certificação

A certificação ambiental confunde-se, em termos de história, com a do Organismo de certificação da SGS. A sua génese remonta ao afinal dos anos noventa, tendo já passado mais de 20 anos.

Quando pensamos em certificação ambiental, ainda hoje pensamos em ISO 14001 e se fizermos um exercício de memória, “….quando é que tudo isto começou?....”, somos transportados para o ano de 1996, ano em a International Organization for Standardization (ISO) publica a primeira versão da norma, que viria a ter a sua versão em português, em 1999.

Há, no entanto, um grupo mais restrito de pessoas, para as quais a primeira memória é o Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS), publicado em 1993 através do Regulamento (CEE) n.º 1836/93 e que inicialmente estava restrito apenas às empresas do setor industrial. Ainda que se trate de uma verificação ambiental, possui um registo atribuído pela APA, após realização de verificação efetuada por verificador ambiental acreditado, como é o caso da SGS.

Durante os primeiros anos, estes eram os instrumentos de gestão ambiental, com reconhecimento internacional, ao dispor das organizações.

O que mudou nestes últimos anos na auditoria e certificação ambiental?

……muita coisa mudou, de facto …….

Sem ter pretensão a hierarquizar ou dar algum tipo de sequência, elegia os seguintes factos como os que mais peso tiveram nas alterações sentidas na certificação ambiental:

  • As alterações introduzidas ao longo das várias edições da norma ISO 14001, tais como a introdução da perspetiva do ciclo de vida dos produtos e serviços e a tentativa de aproximação do propósito das organizações à temática ambiental;
  • A necessidade que as Organizações com certificação ambiental têm de identificar e manter atualizado o seu conhecimento sobre as obrigações de conformidade aplicadas aos seus aspetos ambientais, e os requisitos por si subscritos que advêm das partes interessadas relevantes;
  • A constante evolução da legislação, refletindo os avanços em matéria de políticas, estratégias e objetivos, nacionais e internacionais; (...)

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº127 mar/abr 2021, dedicado ao tema 'Sistemas de gestão ambiental, certificação e auditoria'

Ana Cristina Simões

Gestora de produto para o Ambiente e Energia do Organismo de certificação da SGS

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.