Engenharia do Ambiente: Enquadramento e desafios de uma profissão do futuro

  • 28 fevereiro 2022, segunda-feira
  • Gestão

Profissão do Futuro

Mesmo para os que não são da área, é muito difícil passar um dia sem ouvir as palavras “Ambiente” e “Problemas Ambientais”.

A pressão ambiental, a sua relação com a evolução das sociedades e a respetiva exploração dos recursos naturais faz com que seja inevitável uma necessidade crescente de Engenheiros do Ambiente, capazes de intervir no desenvolvimento de soluções para os problemas ambientais nos vários domínios tais como o ar, a água, os solos, os recursos materiais primários, os resíduos, a energia e o clima. Neste contexto, não será surpresa que a Engenharia do Ambiente esteja reportada no Top 5 das profissões de engenharia do futuro em meios de referência internacional (TOPUNIVERSITIES).

Por outro lado, o desenho das cidades do futuro e a sua ligação à sustentabilidade (ponto explorado de seguida) é outro reflexo do papel ativo que a engenharia do ambiente pode ter na construção das cidades e na forma como as sociedades aí se integram, conservando princípios ligados à ecologia e proteção dos ecossistemas, alternativas no acesso aos alimentos, à utilização da água, à gestão dos resíduos, às energias renováveis e nas alterações dos padrões de mobilidade. Estas soluções de engenharia perspetivam-se de âmbito local/regional, com características de proximidade que suportam o uso sustentável e autossuficiente dos recursos. (...)

Joana Maia Dias, diretora da licenciatura e do mestrado em Engenharia do Ambiente - FEUP

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº132 jan/fev 2022, dedicada ao tema 'Engenheiro do Ambiente: desafios e futuro da profissão'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.