Encontrado maior depósito de terras raras da UE

  • 17 janeiro 2023, terça-feira
  • Solos

A mineira sueca LKAB anunciou que encontrou o maior depósito de terras raras da União Europeia (UE) no extremo norte do país, um depósito que representará uma “parte substancial das necessidades da Europa” para produzir veículos elétricos e turbinas eólicas.

“Descobrimos o maior depósito de terras raras da Europa, e vamos continuar a explorar”, disse o CEO (Chief Executive Officer) da LKAB, Jan Moström, numa conferência de imprensa a partir do interior da mina de minério de ferro de Kiruna, no norte da Suécia.

A exploração inicial do depósito, chamado Per Geijer, sugere que contém 585 milhões de toneladas de minério, incluindo apatite mineral, que contém fósforo e outros elementos raros.

A LKAB acredita que um milhão de toneladas do depósito são óxidos, incluindo praseodímio ou neodímio, que são utilizados para produzir ímanes permanentes que são depois incorporados em veículos elétricos.

A concentração de terras raras encontradas é de 0,18 por cento do volume de mineral armazenado, mas o seu grande volume torna potencialmente “rentável e sustentável” explorá-lo para o converter em metais para uso industrial, disse à agência EFE o chefe da estratégia de produtos especiais da LKBA, David Hognelid.

A empresa já começou a preparar as galerias de acesso ao depósito, localizado a cerca de 700 metros da mina de ferro de Kiruna, para poder investigar “em profundidade e pormenor”.

O chefe da LKAB prevê que será necessário “um ou dois anos” para saber quando será possível começar a explorar estas reservas, o que, às taxas atuais, exigiria “dez ou quinze anos”, mas está confiante de que pode ser acelerado.

O anúncio “mostra que existem conclusões importantes para a transição verde” e ajudará o bloco da UE a reduzir a sua dependência da China em relação a estes minerais essenciais para a eletrificação, disse a ministra da Energia e Indústria sueca, Ebba Busch, cujo país detém a presidência do Conselho da UE durante os próximos seis meses.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.