EDP avança com parque solar flutuante no Alqueva

A EDP vai avançar com o projeto de um parque solar flutuante na barragem do Alqueva, um investimento de quatro milhões de euros, que deverá começar a produzir energia já no final deste ano.

O projeto do parque solar flutuante, que terá mais de 12 mil painéis fotovoltaicos na albufeira da barragem do Alqueva, acabou de receber o licenciamento final para iniciar a sua instalação.

“A previsão é que os trabalhos no terreno arranquem no verão e que, no final deste ano, já possa estar a produzir energia”, anunciou a EDP em comunicado.

Com uma capacidade de produção anual de sete gigawatt-hora, a expetativa é que venha a abastecer o equivalente a 25 por cento dos consumidores da região (Portel e Moura).

“O futuro parque solar, que conta também com um sistema de armazenamento com baterias, envolve um investimento total na ordem dos quatro milhões de euros e será integrado com a central hídrica do Alqueva, uma central hídrica com bombagem e um dos maiores sistemas de armazenamento de energia do país”, informou a empresa energética.

Este projeto está a ser desenhado num modelo de funcionamento híbrido, já que o sistema de bombagem permite utilizar a energia eólica e solar, em períodos de menor consumo, para bombear a água da albufeira e, dessa forma, reutilizá-la para produzir nova energia hidroelétrica.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.