Porto selecionado para projeto de produção de bioenergia a partir das ETAR

  • 21 fevereiro 2024, quarta-feira
  • Energia

Fotografia: Águas e Energia do Porto

O Município do Porto vai testar um método inovador de produção de energia renovável a partir das estações de tratamento de águas residuais (ETAR).

Segundo comunicado enviado à redação, a ‘Unidades da Águas e Energia do Porto’ venceu candidatura europeia e vai contribuir para a transição energética produzindo bioenergia a parte do Freixo.

O objetivo é promover a elaboração de sistemas de gás descentralizados, contribuindo para a transição energética e sustentabilidade ambiental. Depois de em 2023 ter avançado com o primeiro módulo de água para reutilizar, a ETAR do Freixo dá, agora, um novo passo na produção de energia renovável, “assumindo-se como uma verdadeira fábrica de recursos”.

O projeto pioneiro, designado de “SUPREMAS – Unidades modulares de gás de síntese (syngas) para a produção de energia renovável a partir de múltiplos resíduos e para diferentes aplicações” engloba a participação de sete países europeus, com Portugal a ser representado pelo Município do Porto.

O “SUPREMAS” irá proporcionar cadeias de valor circulares, nos quais diferentes tipos de resíduos poderão ser utilizados para a produção de eletricidade, energia térmica e novos materiais.

Ao longo de seis meses, o município, através da Águas e Energia do Porto, “vai assumir um papel preponderante ao avaliar o desempenho e a capacidade de replicação da solução do projeto em resíduos de ETAR”, lê-se no comunicado.

Neste caso, a inovadora unidade modular móvel será implementada na ETAR do Freixo, sendo submetida a testes ao utilizar lamas digeridas como principal matéria-prima, de forma isolada ou em combinação com outras matérias-primas.

Os testes consistem na produção de gás de síntese (syngas) que será valorizado por meio de um sistema de cogeração para gerar eletricidade e calor.

O projeto é cofinanciado a 70 por cento pelo programa “Horizonte Europa” com um valor aprovado de 177 104,38 euros e vai contribuir para a apresentação de soluções inovadoras para posterior replicação em dez locais da Europa.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.