Área perdida de floresta tropical em 2022 equivale ao tamanho da Suíça

  • 27 junho 2023, terça-feira
  • Solos

O planeta perdeu em 2022 uma área de floresta tropical virgem equivalente ao tamanho da Suíça ou dos Países Baixos, ecossistemas destruídos sobretudo devido à agricultura e pecuária, segundo o World Resources Institute (WRI), com sede em Washington, EUA.

De acordo com uma análise do WRI, que teve por base dados recolhidos através de satélite, a perda é equivalente a um campo de futebol de árvores tropicais derrubadas ou queimadas a cada cinco segundos em 2022, representando mais dez por cento de área destruída do que em 2021.

O satélite Global Forest Watch (GFW) registou em 2022 a destruição de mais de 4,1 milhões de hectares de florestas primárias tropicais, cruciais para a biodiversidade e o armazenamento de carbono do planeta.

O país mais afetado é o Brasil, com uma área destruída que representa 43 por cento das perdas globais, à frente da República Democrática do Congo (13 por cento) e da Bolívia (nove por cento).

No top 10 do ranking de 2022 estão também o Peru (3,9 por cento), Colômbia (3,1 por cento), Laos (2,3 por cento), Camarões (1,9 por cento), Papua Nova Guiné (1,8 por cento) e Malásia (1,7 por cento).

Na Indonésia, por outro lado, a destruição da floresta diminuiu pelo quinto ano consecutivo.

“Estamos a perder uma das nossas ferramentas mais eficazes para combater as mudanças climáticas, proteger a biodiversidade e apoiar a saúde e os meios de subsistência de milhões de pessoas”, disse a diretora do GFW, Mikaela Weisse, em conferência de imprensa.

A aceleração da destruição florestal continua, apesar dos compromissos assumidos na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas em Glasgow, Escócia, em 2021 pelos principais líderes mundiais.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.