ECO.AP Summit: redução de 30 por cento no consumo de energia no horizonte

  • 20 novembro 2017, segunda-feira
  • Energia

Realizou-se, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, a Conferência ECO.AP Summit.

Esta conferência marca o arranque da campanha de sensibilização sobre o Programa ECO.AP, o Programa de Eficiência Energética na Administração Pública que tem como objetivo reduzir em 30% o consumo de energia nos organismos e serviços da Administração Pública até 2020. A Campanha é promovida pela ADENE e enquadrada numa Operação cofinanciada pelo PO SEUR.

Do programa constava a apresentação da Campanha de Promoção da Eficiência Energética na Administração Pública Central, por João Paulo Girbal, Presidente do Conselho de Administração da ADENE, o tema das boas práticas de eficiência energética na Administração Pública ou o papel da eficiência energética na sustentabilidade e nível micro e macro.

A redução do consumo em 30 por cento representa uma meta mais ambiciosa do que os 20 por cento inicialmente assumidos por Portugal como compromisso. Novas metas estão já em discussão para o horizonte 2030.

Esta campanha de sensibilização promovida pela ADENE apresenta como mote "A Energia tem Eco no Futuro", e vai consubstanciar-se num conjunto de ações a desenvolver durante o ano de 2018, e que pretendem sensibilizar:

  • Gestores Locais de Energia, responsáveis pela dinamização de medidas de melhoria da eficiência energética na Administração Pública Central;
  • Dirigentes superiores dos organismos públicos, que têm um papel decisivo no desenvolvimento de projetos de eficiência energética nas entidades por si dirigidas;
  • Secretarias-gerais dos Ministérios, que, em muitos casos, têm competências em matéria de gestão do património edificado;
  • Peritos Qualificados do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios, que deverão ser intervenientes no processo de candidatura e de encerramento das operações
  • materiais que venham a ser objeto de apoio pelo POSEUR no que diz respeito à Administração Pública Central.

Para João Paulo Girbal, atingir os objetivos assumidos passa por "investir num conjunto de ações de apoio aos Gestores Locais de Energia, aos seus Dirigentes Superiores e a todos aqueles que pretendem implementar medidas de eficiência energética tendo em vista a redução de consumos e dando o exemplo junto do setor privado, assim como junto de todos os cidadãos, mas também com o intuito de reduzir os encargos do Estado com a fatura de energia e desta forma, aliviar as contas públicas."

(notícia atualizada a 21-11-2017)

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.