A Materialização do Conceito de Desperdício Zero na Indústria da Moda

A Valérius nasce em 1987 tendo como core business a manufatura de peças de vestuário em malha jersey. Desde então o projeto cresceu, e atualmente o grupo integra unidades industriais especializadas na confeção de várias categorias de produtos, tais como camisaria, soft tailoring, lingerie e underwear, mas também plataformas focadas na conceção, desenvolvimento, produção e comercialização coleções de malhas circulares.

O grupo capacitou-se com um conjunto de competências criativas e técnicas que lhe possibilitam não só oferecer produtos de qualidade a preços competitivos, como também de potenciar todo o tipo de soluções diferenciadas numa lógica de serviço completo às marcas internacionais.

O principal mercado geográfico do grupo empresarial é a Europa, mais precisamente as marcas de moda contemporâneas aí sediadas, mas que operam globalmente.

Um projeto baseado na circularidade

A marca RDD Textiles® – Research, Design and Development – é criada em 2017 com o objetivo de oferecer ao mercado externo uma coleção original de malhas capazes de se diferenciar quer pela dimensão criativa quer pela inovação suportada no critério da sustentabilidade.

O desenvolvimento e implementação de um projeto com base no conceito de economia circular foi-se estabelecendo como a próxima etapa lógica, no sentido de fazer evoluir o grupo e mantê-lo na linha da frente.

Assim, ainda no mesmo ano, o grupo lança o projeto Valérius 360: um investimento na ordem dos 25 milhões de Euros e planificado a 10 anos, o qual envolve a construção e equipamento de uma unidade de 16 mil metros quadrados e a criação de 80 novos postos de trabalho. Este projeto pretende garantir que todos os materiais têxteis que resultam do desperdício da produção das empresas do grupo e dos stocks dos seus clientes possam ganhar uma nova vida.

O foco em fechar o círculo resulta no uso mais eficiente de recursos e, consequentemente, em menos danos para o meio ambiente. (...)

Dolores Gouveia, gestora de Marketing e Design

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº122, maio/jun 2020

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