Ambiente: levar os desafios das PME à Universidade

CROSSIDEAS é uma iniciativa do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa criado para estabelecer uma ponte entre desafios propostos por PME e soluções oriundas dos centros de investigação da Nova.

Os desafios terão de se enquadrar nas áreas da Economia Circular, Transição Energética e Adaptação Climática. As PME interessadas deverão submeter o seu desafio através de formulário próprio até 15 de setembro. Depois, serão selecionadas 50 PME, para as quais será feita a ponte mais adequada entre o desafio lançado e os investigadores dos 14 Centros da Universidade que participam na iniciativa.

O processo terminará a 13 de outubro.

Para as PME será tido em conta:

  • Identificação das áreas prioritárias de atuação nos temas identificado
  • Participação em processos de ideação colaborativa
  • Desenvolvimento de novos projetos (Inovação/Business Development)
  • Acesso a competências novas, para além do domínio específico da PME, através de parcerias de colaboração
  • Acesso a novas oportunidades de financiamento
  • Captação de novos talentos e competências

Para os Centros de Investigação importa:

  • Acesso a contextos reais diversificados, para investigação aplicada
  • Criação de parcerias com empresas
  • Desenvolvimento de novos projetos
  • Acesso a novas oportunidades de financiamento
  • Proximidade à comunidade

Porquê estes temas?

O roteiro para a Economia Circular reconhece às PME capacidade de inovação e empreendedorismo num paradigma económico baseado em serviços, criando emprego e promovendo modelos de negócio que reduzam a emissão de gases com efeito de estufa. A inovação que promovem é importante, mas essa capacidade pode ficar coartada pela limitação de recursos técnicos, financeiros e humanos.

Em Portugal, as PME representam 99,9 por cento das empresas não financeiras, segundo dados do INE de 2016, o que corresponde, necessariamente, a um peso relevante no balanço energético nacional. Trata-se, portanto, de um vasto potencial de melhoria de eficiência e de utilização de novos sistemas energéticos.

Também a adaptação às alterações climáticas se reveste de potencial para as PME, já que comporta processos de inovação que conduzem a respostas potenciadoras da resiliência e, consequentemente, competitividade das empresas.

CROSSIDEAS é um projeto cofinanciado pelo EIT Climate-KIC, sendo a AIP-CCI parceira.

Mais informação em https://eventos.fct.unl.pt/crossideas/pages/iniciativa-crossideas

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.