2021 é o Ano Europeu do Transporte Ferroviário

Assinalou-se, a 1 de janeiro de 2021, o início do Ano Europeu do Transporte Ferroviário. A iniciativa da Comissão Europeia irá salientar os benefícios do transporte ferroviário enquanto meio de transporte sustentável, inteligente e seguro.

Várias atividades colocarão o setor ferroviário em destaque ao longo de 2021 em todo o continente, a fim de incentivar a utilização do transporte ferroviário pelos cidadãos e pelas empresas e de contribuir para a consecução do objetivo do Pacto Ecológico da UE de neutralidade climática até 2050.

Para a comissária europeia responsável pelos Transportes, Adina Valean, “a nossa mobilidade futura tem de ser sustentável, segura, confortável e comportável”.

“O transporte ferroviário oferece tudo isso e muito mais! O Ano Europeu do Transporte Ferroviário oferece-nos a oportunidade de redescobrir este modo de transporte. Graças a uma série de ações, aproveitaremos esta oportunidade para ajudar o setor ferroviário a realizar o seu pleno potencial”, acrescentou a comissária.

“O futuro está no transporte ferroviário”

De acordo com a Comissão Europeia, na União Europeia (UE) o transporte ferroviário é responsável por menos de 0,5 por cento das emissões de gases com efeito de estufa relacionadas com os transportes, o que faz dele uma das formas mais sustentáveis de transporte de passageiros e de mercadorias. Entre outros benefícios, o transporte ferroviário é ainda “excecionalmente seguro”, interligando as pessoas e as empresas em toda a UE através da rede transeuropeia de transportes (RTE-T).

“Apesar destas vantagens, apenas sete por cento dos passageiros utilizam o transporte ferroviário e somente 11 por cento das mercadorias são transportadas de comboio”, lê-se em comunicado de imprensa divulgado pela Comissão Europeia.

O Ano Europeu do Transporte Ferroviário tem como objetivo criar uma dinâmica para promover a parte que o transporte ferroviário representa no transporte de passageiros e de mercadorias, o que poderá reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa e a poluição provenientes dos transportes da UE, dando um contributo importante para os esforços envidados pela UE no âmbito do Pacto Ecológico Europeu.

Enquanto ano inaugural da plena aplicação do quarto pacote ferroviário, 2021 conferirá um “forte impulso” no sentido de um espaço ferroviário europeu único: uma rede ferroviária europeia mais eficiente e uma mobilidade transfronteiras sem descontinuidades.

A agenda legislativa da Comissão irá refletir o Ano Europeu do Transporte Ferroviário com propostas relativas a uma nova parceria industrial ferroviária, a melhores ligações para o transporte ferroviário com outros modos de transporte e ao objetivo de tornar o transporte de mercadorias globalmente mais sustentável, tal como sublinhado na Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente, recentemente adotada pela Comissão.

Estratégia para cumprir meta do Pacto Ecológico Europeu

A iniciativa, proposta pela Comissão Europeia em março passado e adotada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho em dezembro de 2020, enquadra-se nos esforços da UE ao abrigo do Pacto Ecológico Europeu, no âmbito do plano da UE de tornar a sua economia sustentável graças à neutralidade climática até 2050.

Um dos principais elementos do plano consiste na implantação de meios de transporte mais limpos e mais saudáveis, uma vez que o setor dos transportes é atualmente responsável por cerca de 25 por cento das emissões de gases com efeito de estufa da União. O Pacto Ecológico Europeu visa uma redução de 90 por cento das emissões dos transportes até 2050.

A fim de cumprir este objetivo e de assegurar que os transportes possam continuar a desempenhar o seu papel durante a transição para uma economia da UE limpa, digital e inovadora, a Comissão adotou a sua Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente em dezembro de 2020. Esta estratégia descreve o rumo no sentido de uma mobilidade mais sustentável, inteligente e resiliente e inclui metas, tais como duplicar o transporte ferroviário de mercadorias e triplicar a atividade ferroviária de alta velocidade até 2050.

A Comissão irá apresentar, durante este ano, um plano de ação para impulsionar o transporte ferroviário de passageiros, prevendo a estratégia medidas para melhorar a capacidade e simplificar os sistemas de emissão de bilhetes nos diferentes modos de transporte, a fim de tornar o transporte ferroviário mais aliciante.

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