Rede de abastecimento de água da Ilha Graciosa vai ser requalificada

  • 05 dezembro 2022, segunda-feira
  • Água

O Governo dos Açores e a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa vão celebrar um contrato que visa ultrapassar os problemas no abastecimento de água à população e à lavoura, anunciou o presidente do executivo, José Manuel Bolieiro.

O líder do governo regional, que visitou a ilha Graciosa, considerou que “não há falta de água na Graciosa, mas um desafio na sua gestão, tendo anunciado que o Governo dos Açores “vai fazer um investimento para abastecimento de água à lavoura, o que cria menos pressão, para depois ajustar a água relativa ao consumo humano”.

O executivo açoriano esteve reunido com o executivo da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, liderada por António Reis, tendo José Manuel Bolieiro avançado que vai ser desenvolvido, com o município, um projeto de monitorização da qualidade da água.

José Manuel Bolieiro salvaguardou que a sua qualidade “é excelente na Graciosa, mas existem problemas de salubridade quando existe o recurso à mesma”.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz especificou, por seu turno, que o projeto de requalificação da rede “está aprovado, beneficiando de fundos comunitários, aguardando o último parecer do Tribunal de Contas.

O projeto está orçado em 1,4 milhões de euros, sendo o prazo de execução de 14 meses.

O autarca quer promover a “substituição da rede antiga para que se possa combater as perdas de água e melhor a sua qualidade”, sendo que a obra vai ser realizada na freguesia de Guadalupe.

A atual rede de abastecimento de água da ilha Graciosa possui cerca de 50 anos, estando os seus materiais deteriorados.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.