Parceria visa promover formação e apoio académico em projetos florestais

  • 24 novembro 2023, sexta-feira
  • Solos

Fotografia: Wirestock_Freepik

O Fundo LAND e o Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa assinaram um memorando de entendimento no âmbito da promoção da formação e apoio académico em projetos florestais nacionais e potencialmente internacionais.

A colaboração passará, também, pelo desenvolvimento de áreas de capacitação técnica entre as duas entidades, promovendo também a criação de estágios científicos e técnicos em áreas de interesse comum.

De acordo com Angela Lucas, partner do Fundo LAND, “esta parceria pretende ser a base de uma estreita colaboração entre o Fundo LAND e o ISA, com o objetivo de implementar estratégias, planos, metodologias e projetos de cooperação, com foco nos serviços de ecossistema, ao nível da península ibérica”.

O presidente do Instituto Superior de Agronomia, António Guerreiro de Brito, esclareceu que a colaboração com o Fundo LAND “decorre da intensa atividade de transferência de conhecimento que a universidade mantém ao nível da formação e desenvolvimento de métricas relacionadas com a sustentabilidade agrícola e florestal, tendo por objetivo reforçar processos de inovação relevantes a nível nacional e internacional”.

O Fundo LAND – Life And Nature Development é o primeiro Fundo de Investimento em Portugal baseado na aquisição e gestão responsável de terras rurais e floresta que prossegue objetivos alinhados com a sustentabilidade (artigo 9.º do Regulamento SFDR e alinhamento com a Taxonomia Europeia).

Este Fundo tem a ambição de ser o projeto de referência em Portugal em matéria de regeneração da floresta nativa e dos ecossistemas naturais, promovendo a biodiversidade e o aumento da capacidade de sequestro e armazenamento de carbono das florestas.

Assim, “o Fundo visa ter um impacto positivo real no território nacional, atenta a dimensão que pretende alcançar e que assenta na capacidade de investimento que visa atingir, de até 500 milhões de euros nos próximos cinco anos”, lê-se em comunicado enviado à redação.

O Fundo LAND foca a sua atividade na conservação, manutenção, proteção e restauro de áreas abandonadas e menos favorecidas, incluindo áreas ardidas ao longo das últimas décadas, promovendo a coesão social, a criação de emprego e a revitalização de economias locais em Portugal.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.