Maia promove projeto piloto de recolha de rolhas de cortiça

A empresa intermunicipal Lipor, a Maiambiente e a Quercus estão a promover uma ação de recolha de rolhas de cortiça nos cafés, restaurantes e cantinas da Maia, para incentivar a reciclagem deste material.

Em comunicado, a Lipor adiantou que a iniciativa “tem como objetivos promover a reciclagem da cortiça, contribuir para a reflorestação em Portugal e permitir aos estabelecimentos aderentes e aos respetivos clientes contribuírem para o combate às alterações climáticas, através da diminuição das emissões do CO2 [dióxido de carbono] retido nas rolhas de cortiça, e para o desenvolvimento da economia circular”.

A ação de recolha acontece “até ao final da próxima semana nos potenciais clientes do primeiro de três circuitos de recolha porta-a-porta não residenciais”, acrescentou a empresa.

“No total dos três circuitos, o potencial de clientes é de 180, sendo que a estimativa é que, mensalmente, cada cliente possa entregar para recolha entre 500 a mil rolhas de cortiça”.

A empresa espera que “o projeto piloto de recolha de rolhas de cortiça tenha uma boa aceitação e adesão por parte dos clientes, o que permitiria o alargamento do mesmo aos outros municípios associados” da Lipor.

Este projeto desenvolve-se “no âmbito do Green Cork, um projeto criado em 2008 pela Quercus em parceria com a Corticeira Amorim e o Continente, que já permitiu a recolha de cerca de 98 milhões de rolhas”.

Conta com o apoio da BA Glass, da Corticeira Amorim e da Extruplás e pretende “recolher junto dos estabelecimentos o maior volume possível de rolhas de cortiça para valorização e reciclagem”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.