Lançado aviso de candidaturas a programa de eficiência energética

O aviso de 20 milhões de euros para a renovação de edifícios do setor dos serviços já foi lançado pelo Fundo Ambiental, podendo as candidaturas ser entregues até 31 de maio de 2022.

Em causa está o lançamento pelo Fundo Ambiental do primeiro aviso integrado no programa “Eficiência energética em edifícios de serviços”, enquadrado no investimento “TC-C13-i03 – Eficiência energética em edifícios de serviços” da “Componente C13 – “Eficiência Energética em Edifícios” que faz parte do Plano de Recuperação e Resiliência.

O prazo para apresentação das candidaturas do aviso agora lançado arrancou esta semana e prolonga-se até às 17:59 de 31 de maio de 2022 ou até ao limite da dotação orçamental, devendo a submissão das candidaturas ser efetuada através do portal do Fundo Ambiental.

Em comunicado, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática referiu que o programa engloba uma dotação financeira total de 70 milhões de euros, num montante global de 610 milhões de euros atribuídos à Eficiência Energética em Edifícios.

O programa, assinala a mesma informação do gabinete do ministro Pedro Matos Fernandes, visa o financiamento de medidas que fomentem a eficiência energética e de outros recursos e que reforcem a produção de energia de fontes renováveis em regime de autoconsumo, de forma a melhorar o desempenho energético e ambiental dos edifícios de serviços.

“Pretende-se que as medidas a apoiar conduzam, em média, a pelo menos 30 por cento de redução do consumo de energia primária nos edifícios intervencionados e contribuir para a redução em 20 por cento do consumo de água de abastecimento nesses edifícios”, salientou o Ministério do Ambiente.

Podem beneficiar deste apoio pessoas coletivas e singulares proprietários de edifícios de comércio e serviços do setor privado existentes “e que exercem atividade comercial nesse edifício, incluindo, por exemplo, entidades que atuam na área do turismo e na economia social”, refere a mesma informação.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.